Recertificação CBPP

Profissionais certificados CBPP devem acumular 60 créditos de desenvolvimento profissional por meio de educação continuada (CPE – Continuing Professional Education) ou equivalente (veja abaixo) a cada 03 (três) anos para manter a certificação. Caso o CBPP não complete o requisito de educação continuada no período de recertificação terá sua certificação suspensa até a realização de um novo exame. Se o exame não for realizado dentro do período de 01 (um) ano a certificação é revogada.

Período de recertificação

Os créditos de recertificação devem ser reportados no perfil profissional do LinkedIn antes da data de vencimento da certificação. Haverá 120 dias de tolerância para reportar os créditos de recertificação contanto que os créditos sejam obtidos durante o período de recertificação.

Desenvolvimento profissional

Créditos de recertificação são obtidos por meio de diversas atividades de desenvolvimento profissional alinhadas às áreas de conhecimento do BPM CBOK. Alguns exemplos são participação em treinamentos, conferências, cursos acadêmicos, em programas da ABPMP, apresentações em conferências, elaboração de artigos e desenvolvimento de material de treinamento. As seguintes atividades são aplicáveis para a recertificação:

Participação em atividades da ABPMP (até 30 créditos no período de 3 anos)

  • Participação em comitês (1 crédito para cada hora em comitês)
  • Liderança ABPMP (10 créditos por servir como membro em comitê gestor da ABPMP)
  • Contribuição no desenvolvimento do BPM CBOK (1 crédito para cada hora de participação)
  • Submissão de questões para o banco de questões do exame CBPP (1 crédito para cada questão aceita)

Educação/Treinamento (até 30 créditos no período de 3 anos)

  • Reuniões educacionais da ABPMP (1 crédito para cada hora de participação em reunião ou evento da ABPMP)
  • Participação em cursos acadêmicos (20 créditos por disciplina)
  • Participação em cursos de provedores de treinamento credenciados (1 crédito por hora/aula)
  • Treinamento in-house (1 crédito por hora/aula, sujeito ao envio de documentação para aprovação)
  • Autoestudo (1 crédito por hora de estudo, sujeito ao envio de documentação para aprovação)

Ensino (até 30 créditos no período de 3 anos)

  • Ensino em programas acadêmicos (20 créditos por disciplina)
  • Ensino em cursos abertos, in-house ou de provedores de treinamento credenciados (1 crédito por hora lecionada)
  • Desenvolvimento de material de treinamento para universidade ou provedor de treinamento credenciado (10 créditos por curso)
  • Desenvolvimento de treinamento in-house (1 crédito por hora de treinamento)

Publicação (até 30 créditos no período de 3 anos)

  • Publicação de livros BPM (30 créditos por livro)
  • Publicação de artigos relacionados a BPM (5 créditos por publicação)

Outras atividades (até 30 créditos no período de 3 anos)

  • Apresentações públicas em conferências (5 créditos por apresentação)
  • Obtenção de outras certificações profissionais (30 créditos)
  • Responder a questões publicadas no grupo de discussão do LinkedIn da ABPMP International (1 crédito para cada 2 questões respondidas)
  • Praticar BPM nas organizações (5 créditos por ano limitado a 15 créditos em 3 anos)

Para participar da recertificação, o profissional deverá atender aos seguintes requisitos:

  • Ser certificado CBPP
  • Estar com seu membership categoria “Professional” em dia junto à ABPMP International
  • Manter o currículo profissional atualizado no LinkedIn
  • Acumular 60 créditos de educação profissional continuada no período de vigência da ultima certificação
IMPORTANTE: A ABPMP Brasil se reserva o direito de selecionar qualquer candidato para auditoria a qualquer momento, inclusive após concessões da certificação ou recertificação CBPP

Critérios para recertificação CBPP

CBPP inscritos para o programa de recertificação deverão demonstrar 60 créditos de atividades de educação profissional continuada, tais como participação em treinamentos, seminários, eventos da ABPMP Brasil, publicação de artigos, apresentação de temas ou ensino de BPM. Ao acumular 60 créditos de educação profissional continuada o CBPP estará recertificado após efetuar o pagamento da taxa de recertificação.

Como realizar a recertificação

A recertificação pode ser feita online pela ABPMP International seguindo-se os passos em http://www.abpmp.org/?page=Recertification_CBPP.

Critérios para distinção na recertificação CBPP no Brasil

No Brasil, em reconhecimento aos CBPP com atuação destacada é oferecida uma distinção na Recertificação. Para fazer jus à distinção, o CBPP deve participar do CBPP Recertification e apresentar um case de implementação de BPM no qual tenha participado durante o período de validade de sua certificação.

Distinções são outorgadas no Brasil mediante a cor dos selos afixados no certificado:

seloscbppmini

  • Golden seal (selo dourado): Certificação inicial (entry level);
  • Blue Seal (selo azul): Recertificação com distinção de 2o nível (permanência mínima de 2 ½ anos como CBPP selo dourado). Deve apresentar um case de BPM que envolva, pelo menos, três áreas conhecimento.
  • Red Seal (selo vermelho): Recertificação com distinção de 3o nível (permanência mínima de 2 ½ anos como CBPP selo azul). Deve apresentar um case de BPM que envolva, pelo menos, cinco áreas conhecimento, que inclua, obrigatoriamente, as áreas de conhecimento Gerenciamento de Desempenho de Processos ou Organização de Gerenciamento de Processos, respectivamente os Capítulos 8 ou 9 do CBOK.
  • Black Seal (selo preto): Recertificação com distinção de 4o nível (permanência mínima de 2 ½ anos como CBPP selo vermelho). Deve apresentar um case de BPM que envolva oito ou mais áreas conhecimento, que inclua, obrigatoriamente, as áreas de conhecimento Organização de Gerenciamento de Processos, respectivamente os Capítulos 8 ou 9 do CBOK.

Como posso me inscrever para a recertificação?

Todos os profissionais que desejam atualizar sua certificação (mantendo-a válida por mais 3 anos) devem acessar o site da ABPMP Internacional, menu “Certification > CBPP RecertiicationPolicy”, fazer download do documento contendo os Requisitos para a Recertificação e seguir as instruções  (comprovação dos créditos e pagamento da taxa).

Para atualizar a data de expiração do seu certificado no site da ABPMP Brasil, envie o certificado renovado ou o comprovante de pagamento da Taxa de renovação, pago no site da ABPMP Internacional para: bootcamp@abpmp-br.org com o assunto “RECERTIFICAÇÃO [NUMERO CERTIFICADO]” (Ex: RECERTIFICAÇÃO 2009BR00998).

Esse procedimento somente será valido para profissionais CBPP certificados pela ABPMP Brasil e relacionados no portal da ABPMP Brasil (Certificação > Profissionais Certificados).

Os profissionais certificados em outros capítulos da ABPMP (fora do Brasil) que desejarem possuir seus nomes da relação de Profissionais Certificados da ABPMP Brasil, deverão participar de um BPM Boot Camp.

Os profissionais que desejam destacar-se através da distinção especial brasileira (Blue Seal, Red Seal, Black Seal), devem ter concluído seu processo de recertificação na ABPMP Internacional (conforme descrito acima) e, tendo a data de expiração atualizada, inscrever-se em um evento de Recertificação (CBPP Recertification) na página principal.

Como funciona o processo de recertificação com distinção (selos)?

Para ter sua recertificação reconhecida com os selos (Blue, Red ou Black Seal) o profissional, deve primeiramente cumprir os procedimentos de recertificação no site da ABPMP International, apresentando seus créditos e realizando o pagamento da taxa de recertificação. (lembrando que após realizar esse procedimento, o profissional estará recertificado no mesmo nivel de distinção anterior).
O segundo passo, para o profissional obter o selo de recertificação com a distinção imediatamente superior, o mesmo deverá se inscrever em um evento de Recertificação no site da ABPMP Brasil. Nesse evento de recertificação, o profissional ira realizar uma apresentação de um ou mais casos onde o mesmo tenha atuado ativamente na implementação do projeto e que tenha aplicado as técnicas das áreas de conhecimento conforme regras e quantidades referenciadas como pré-requisito para cada um dos níveis de distinção (conforme descrito acima em critérios para distinção). O profissional também deverá apresentar os créditos informados à ABPMP International e como obteve a experiencia referente a cada um dos apontamentos que geraram os créditos.
Esses cases de implementação deverão ser apresentados pelo profissional (no evento de recertificação) para uma comissão de avaliação, formada por um Proctor credenciado pela ABPMP International e um membro da gestão regional (gestor ou delegado) onde o profissional atua.

Os critérios de avaliação do(s) case(s) apresentado(s) consistem na análise pelos membros da comissão de avaliação de:

  • Participação efetiva do profissional no projeto de implementação;
  • Domínio das áreas de conhecimento apresentadas no(s) case(s);
  • Resultados alcançados pelo projeto;
  • Dados de contato de pessoas que possam comprovar a participação do profissional nos referidos projetos

Caso os membros da comissão avaliem que os critérios acima não foram atigidos, poderão requisitar nova apresentação. Constatando-se novamente o não atendimento dos critérios, a recertificação com distinção de selos será indeferida e o profissional terá direito ao reembolso de 70% (setenta por cento) do valor pago para a recertificação com distinção (parcela nacional).

O profissional terá um prazo de 45 minutos para sua apresentação.
A apresentação e a planilha contendo o apontamento dos créditos deverão ser enviadas em formato digital PDF para bootcamp@abpmp-br.org com o assunto “RECERTIFICAÇÃO [NUMERO CERTIFICADO]” (Ex: RECERTIFICAÇÃO 2009BR00998).

O certificado será emitido com autenticação digital e enviado para o profissional em até 10 dias após a data da recertificação.