Currículo Acadêmico BPM

O que trata o Currículo Acadêmico BPM?

De acordo com o Guia da ABPMP International para o Common Body Of Knowledge® do Business Process Management, o Business Process Management (BPM) é uma abordagem disciplinada para identificar, projetar, executar, documentar, medir, monitorar e controlar processos de negócios automatizados e não automatizados, para alcançar resultados consistentes e direcionados, alinhados com os objetivos estratégicos de uma organização. O BPM envolve a definição deliberada, colaborativa e cada vez mais auxiliada pela tecnologia, na  melhoria, inovação e gerenciamento de processos de negócios ponta a ponta, que geram resultados de negócios, criam valor e permite que uma organização atinja seus objetivos de negócios com mais agilidade. O BPM permite que uma empresa alinhe seus processos de negócios à sua estratégia de negócios, levando ao desempenho geral da empresa através de melhorias de atividades de trabalho específicas em um departamento específico, em toda a empresa ou entre organizações. ”

A ABPMP International acredita que se tornar um Business Process Management Professional é uma jornada, e não um destino. As áreas de conhecimento central são apenas a base para a prática da profissão.

O “Modelo de Currículo Acadêmico de Gestão de Processos de Negócio” é oficialmente reconhecido no site da EDUglopedia.

“Embora pareça haver muitos modelos de sucesso para implementar o BPM nas organizações, uma coisa que todos eles têm em comum são as muitas novas funções com novos conjuntos de habilidades e responsabilidades, todas centradas no BPM.” Algumas das funções mais comuns são:

  • Analista de Processos de Negócios
  • Engenheiro de Processos de Negócios
  • Arquiteto de Processos de Negócios
  • Gerente de Processos de Negócios
  • Consultor de Processos de Negócios.
  • Gerente de Processos de Negócios.
  • Proprietário do Processo de Negócios.
  • Analista de Negócios.
  • Analista de Sistemas de Negócios.
  • Gerente ou Diretor de Melhoria do Desempenho dos Negócios.
  • Gerente ou Diretor de Inovação de Processos de Negócios.
  • Proprietário do processo.
  • Oficial de Processos.

“Esses títulos e suas variantes cobrem a maioria das novas funções e responsabilidades em organizações gerenciadas por processos. Independentemente das funções ou estrutura organizacional, elas geralmente são responsáveis ​​pelos mesmos conjuntos de atividades: Modelagem de Processos, Análise de Processos, Design de Processos, Mudança de Processo e Transformação de Processos, Implementação de Processos, Monitoramento e Controle de Processos e Melhoria de Desempenho de Processos. Algumas dessas funções podem ter equipes de TI e algumas em disciplinas de negócios. Muitas organizações têm equipes interdisciplinares que combinam conhecimento de negócios e de TI ou com pessoas que têm servido tanto em TI quanto em unidades de negócios e trazem um profundo conhecimento e uma gama de habilidades que transcendem as fronteiras tradicionais. Muitos descobriram que combinar pessoas que têm conhecimentos e habilidades de consultoria com aqueles que têm um conhecimento específico de negócios é um sucesso estratégia para os esforços de BPM “.

Organizações e colaboradores centrados em processos

“À medida que as empresas continuam a enfrentar a globalização e aumentar a concorrência, as empresas estão se tornando mais colaborativas e centradas em processos. Essa visão exige as habilidades necessárias para integrar os processos de negócios em diferentes funções de negócios e muitas vezes diferentes tecnologias de informação para agregar valor ao cliente. É uma necessidade crescente das universidades desenvolverem um currículo que permita uma graduação e um mestrado de ciências em BPM, além de um formato modular que pode ser adaptado para um programa de certificação especializado em BPM. Por exemplo, o curso sugerido poderia consistir em cinco cursos básicos de BPM que vão desde uma introdução geral de BPM e continuam durante todo o ciclo de vida do processo de modelagem, análise, desenho e implementação. Além disso, pode haver três disciplinas eletivas que permitem uma exploração mais aprofundada do BPM, seguida por um curso básico sobre Estratégia de Processos de Negócios. Abaixo está um exemplo de como um curso pode ser estruturado “.

 

Existem algumas universidades que têm desenvolvido programas em BPM, no entanto, não há programas de graduação até o momento. Um exemplo de currículo para graduação é sugerido e  está disponível no apêndice do BPM CBOK®.

Estrutura Cursos de BPM

Embora o currículo apresentado seja apenas uma sugestão, é a visão da ABPMP International permitir o desenvolvimento de modelo de currículos acadêmicos de BPM para as universidades utilizando o BPM CBOK® para servir como um roteiro das áreas de conhecimento central, inspirando os profissionais a buscar e desenvolver conhecimentos e experiências ao longo de sua jornada.