Sobre a ABPMP

Sobre a ABPMP

Institucional

O que é a ABPMP

A Association Of Business Process Management Professionals International (ABPMP) foi fundada nos Estados Unidos em 2003 e tornou-se global em 2010. A ABPMP Internacional é uma organização profissional, sem fins lucrativos, independente de fornecedores, dedicada ao avanço dos conceitos de gestão de processos de negócios e suas práticas. A ABPMP é uma organização criada, orientada e conduzida por profissionais de BPM.

Visão geral da ABPMP

Filiação
  • Uma forte adesão internacional de todo o mundo.
  • Mais de 8.000 membros.
Capítulos

Estamos em todos os continentes com capítulos e afiliados. Nosso Maior Afiliado – EABPM (European Association of BPM).

Estatísticas

Certificações Globais – mais de 1.500* CBPP e mais de 200 CBPA (desde janeiro de 2017).

Exames disponíveis em: Português, alemão, francês. BPM CBOK Total de vendas: 7.487* e contando: CBOK English Versions: EUA – 4.758; OUS – 305.

Versões não inglesas do CBOK: Mais de 3.000. Disponível em Português, Alemão, Francês, Espanhol, Russo. (*) A partir de fevereiro de 2018.

Missão

A missão da ABPMP International é:

  • se envolver em atividades que promovam a prática do gestão de processos de negócios.
  • promover e desenvolver um corpo comum de conhecimento neste campo.
  • fomentar o desenvolvimento e o avanço das habilidades e competências dos profissionais que atuam nesta disciplina.
  • validar as qualificações profissionais e certificar os profissionais de BPM.
Visão
  • liderar o desenvolvimento do BPM como uma disciplina dominante.
  • ser a associação profissional líder para profissionais de gestão de processos de negócios.
  • ser a autoridade internacional reconhecida para certificar praticantes de BPM.
  • reconhecer e homenagear à aqueles que contribuem de forma relevante à disciplina de gestão de processos de negócios.
  • ser o centro global para a comunidade de prática em gestão de processos de negócios.

A atuação da ABPMP Brasil está centrada na formação de profissionais capazes de transformar as organizações brasileiras públicas e privadas em organizações de classe mundial para oferecer melhores produtos e serviços, com maior produtividade, maior eficiência, menor desperdício, menos defeitos, considerando a real geração de valor para o cliente e para a sociedade, de forma sustentável, posicionando o Brasil como potência mundial em Gestão de Processos de Negócios.

Profissão de BPM

Padrões ABPMP para Business Process Management (BPM)

Provavelmente, há muitas pessoas envolvidas na gestão de processos de negócios que se consideram “pessoas de TI” e há outras que se consideram “pessoas de negócios”, enquanto há pessoas que cruzam ambas as disciplinas. A ABPMP International considera o Business Process Management (BPM) uma disciplina gerencial e um conjunto de tecnologias que dão suporte ao gestão por processo. Infelizmente, esse parece ser o único consenso da indústria sobre a definição de BPM, já que certamente não há escassez de opinião sobre “O QUE ” BPM é e “COMO ” fazer BPM.

De acordo com a ABPMP Internacional o Guia para a Gerenciamento de Processos de Negocio Corpo Comum de Conhecimento (BPM CBOK) ®, o “Business Process Management (BPM) é uma abordagem disciplinada para identificar, projetar, executar, documentar, medir, monitorar e controlar processos de negócios automatizados e não automatizados para atingir resultados consistentes e direcionados, alinhados com os objetivos estratégicos de uma organização. BPM envolve a definição de melhoria, inovação e gerenciamento de processos, deliberada de forma colaborativa cada vez mais auxiliada por tecnologias, que impulsionam os resultados de negócios, criam valor e permitem que uma organização atinja seus objetivos de negócios com maior agilidade. BPM permite que as organizações possam alinhar seus processos de negócios à sua estratégia de negócios, levando a um desempenho geral efetivo da organização, por meio de melhorias de atividades de trabalho específicas, seja dentro de um departamento específico, em toda a empresa ou entre organizações.”

Dentro da ABPMP International, nossos membros mostram uma diversidade de títulos que refletem essas abordagens divergentes para o gerenciamento de processos. Temos mais de 150 diferentes títulos representados em nosso banco de dados, embora existam aglomerados em torno de alguns dos títulos como Gerente, Diretor, Vice-presidente (VP), Analista, Consultor, Arquiteto, geralmente precedidos ou seguidos por Processo, BPM, Melhoria de Processos, Inovação de Processos etc.

Há uma necessidade no mercado de definir o padrão para o Business Process Management e o perfil do profissional do processos de negócios. Gestão de Processos de Negócios é uma disciplina ampla que exige compreender habilidades e competências necessárias que se deve desenvolver, a fim de desenvolver as habilidades adequadas e eficácia dentro da profissão.

 

Filie-se à ABPMP

O Modelo de Competências BPM da ABPMP é um caminho de desenvolvimento que descreve as habilidades, competências e níveis de experiência para indivíduos que seguem a Carreira em Gestão de Processos de Negócios.

Certamente não há escassez de fornecedores com treinamento em BPM, mas nenhum definiu totalmente o espectro completo do conhecimento do Business Process Management. Para os profissionais de BPM serem uma força no mercado, é fundamental estabelecer as áreas de conhecimento essenciais para os profissionais de BPM, da mesma forma que o Project Management Institute fez há 15 anos para profissionais de gerenciamento de projetos e a APICS agora (Association for Operations Management) para profissionais de operações. Ficou claro que havia uma necessidade semelhante de desenvolver alguns padrões básicos, qualificações mínimas e algum caminho razoável para se tornar um profissional em BPM.

É por isso que ABPMP Internacional decidiu apostar no terrenos e desenvolveu o Guia  Para o Gerenciamento de Processos de Negócio Corpo Comum de Conhecimento (BPM CBOK®), o Certified Business Associate (CBPA®) , o  Certified Business Process Profissional (CBPP ®), e em desenvolvimento o Certified Business Leader (CBPL™).

O BPM CBOK® é o conjunto básico de padrões da ABPMP International para o “O QUE” do BPM, em vez do “COMO” do BPM.

O “O QUE” e “COMO” do BPM continuarão a evoluir, assim como o conteúdo (O QUE) e o treinamento (COMO) para isso. O CBPP® da ABPMP International é uma certificação que foi desenvolvida por e para praticantes de BPM. É o primeiro programa independente de exames e certificação profissional na área de BPM. O CBPP® foi projetado para atender aos padrões internacionais de certificação com o objetivo de se tornar o padrão internacionalmente reconhecido para profissionais de BPM.

Junte-se a nós no desenvolvimento da disciplina e na evolução da profissão de BPM.
Junte-se à ABPMP Brasil hoje!
IVAN DE VARGAS LOPES
Presidente, ABPMP Brasil

Produtos e serviços

Propriedade Intelectual & Marcas Internacionais

BPM Common Body Of Knowledge

(BPM CBOK®)

Certified Business Process Associate

(CBPA®)

 

Certified Business Process Professional

(CBPP®)

 

Certified Business Process Leader

(CBPL™)

Produtos e serviços de Educação

Modelo de Competências BPM™

 

Currículo Acadêmico BPM™

 

Capacitação em BPM

 

Inscreva-se

Provedores de Treinamento

Pesquise

Produtos e serviços para Associados

Webinars em BPM

Encontre diversos arquivos em Webinars produzidos por profissionais de BPM no mundo. Seja membro e  profissional BPM para acessar a biblioteca de conhecimentos e também participar da produção de Webinars

Leia mais…

Benefícios Globais

Junte-se a rede de elite de profissionais de gestão de processos de negócios, acadêmicos e associados dedicados à educação continuada, crescimento profissional, à liderança e à exploração dos problemas enfrentados setor.

Leia mais…

Diretório de Membros

(somente membros)

Acesso ao Diretório de Membros da ABPMP Internacional. Pesquise no bando de dados os membros da ABPMP Internacional em todos os capítulos no mundo.

Leia mais…

Liderança

Conselho de Governança

A ABPMP Brasil é dirigida por profissionais da área de BPM que, ao ocuparem posições em nível nacional ou regional, assumem compromisso de trabalhar, na forma de cooperação, em prol do Gerenciamento de Processos de Negócio respeitando o Código de Ética da ABPMP Internacional.

O capítulo ABPMP Brasil é uma unidade nacional em torno do tema BPM com objetivo de posicionar o Brasil como potência mundial no tema. Mantendo firme o ideal de democratizar e nivelar o conhecimento profissional independentemente de região ou segmento de negócio, com atenção especial àqueles que vivem ou atuam em locais mais remotos e que encontram dificuldade para crescer profissionalmente por falta de opções de ensino e intercâmbio.

A ABPMP Brasil é formada pelo Conselho de Governança, órgão executor e administrativo da associação.

Conselho de Governança

Biografia

Contato

Presidente

Ivan de Vargas Lopes Jr, CBPP

ivan@abpmp-br.org

Vice-Presidente de Desenvolvimento

Orlando Pavani Jr, CBPP

pavani@abpmp-br.org

Vice-Presidente de Comunicação Marketing

André Menelau, CBPP

andre.menelau@abpmp-br.org

Vice-Presidente de Administração e Finanças

Paulo Cesar Barreto, CBPP

paulo.cesar@abpmp-br.gov.br 

Vice-Presidente de Educação

Nicir Chaves, CBPP

nicir.chaves@abpmp-br.org

Vice-Presidente de Programas e Eventos

Francis André Soso, CBPP

francis@abpmp-br.org

Vice-Presidente de Relações Internacionais

Jackson Rovina, CBPP

jackson.rovina@abpmp-br.org

Para entrar em contato com o Conselho de Governança, utilize o formulário de contato.

 

Membros Fundadores
Conselho de Governança Biografia
Presidente Gart Capote, CBPP
Vice-Presidente de Educação José Davi Furlan, CBPP
Vice-Presidente de Programas e Eventos Maurício Bitencourt, CBPP
Vice-Presidente de Relações Internacionais Leandro de Jesus, CBPP

Gestores e Delegados Regionais

No sentido amplo de contribuir para o fortalecimento da prática de Gerenciamento de Processos de Negócio e transformar o País em referência mundial, o papel de Gestor Regional e Delegado Regional integra a estrutura funcional da ABPMP Brasil com as seguintes atribuições:

  • promover, coordenar, habilitar e/ou orientar a capacitação profissional de membros associados em sua região de atuação;
  • divulgar o BPM CBOK® como guia para formação profissional em Gerenciamento de Processos de Negócio;
  • coordenar reuniões e encontros regionais para propiciar debates, discussões, troca de experiência e networking;
  • estimular, apoiar, participar de eventos públicos para difundir a prática de Gerenciamento de Processos de Negócio e os valores da ABPMP;
  • levar ao conhecimento do Conselho de Governança ações ordenadas e consolidadas para expansão e consolidação da prática de Gerenciamento de Processos de Negócio em sua região;
  • estar atento a eventuais usos indevidos ou distorções da imagem e objetivos da ABPMP Brasil em sua região, coordenando junto ao Comitê Executivo da ABPMP Brasil ações para dirimir tais desvios;
  • votar em decisões estratégicas, táticas e operacionais da ABPMP Brasil.

 

O critério de elegibilidade de designação e manutenção no papel de Gestor Regional ou Delegado Regional inclui:

  • ser profissional certificado CBPP;
  • ser membro associado e ativo da ABPMP;
  • ser uma liderança nacional ou regional reconhecida;
  • ser participativo nas ações da ABPMP Brasil;
  • manter conduta em linha com o Código de Ética e os elevados valores da ABPMP;
  • ter seu nome aprovado pela maioria dos membros do Conselho de Governança.

Não fazem parte das atribuições de Gestor Regional ou Delegado Regional assinar ou estabelecer acordos com instituições em nome da ABPMP Brasil, ABPMP International ou outro capítulo, bem como criar unidades, subcapítulos ou outra instância da ABPMP Brasil.

A noção de potência mundial em Gerenciamento de Processos de Negócio nos remete inexoravelmente à união e ao alinhamento de propósitos. Para todas as finalidades, Brasil é um todo coeso, não haverá divisões de propósitos ou regiões autônomas, o País não será fragmentado. Não competiremos internamente, buscaremos sempre as complementaridades para que todos possam participar e contribuir. Não haverá regiões fortes e fracas, nem incluídos e marginalizados. Gestores e Delegados Regionais devem ter em mente que o desenvolvimento de sua região tem por objetivo fortalecer o País. Os interesses do Brasil estão acima de interesses menores.

Estados

Delegados Regionais

Bahia

Allan Azevedo Teixeira da Rocha, CBPP
André de Abreu Paim, CBPP
Claudisjone dos Reis Ferreira, CBPP
Jaime Nogueira da Gama, CBPP
Janio de Souza Lima, CBPP
Jorge José Pedreira Ramalho, CBPP
Mário Sepulveda Galrão, CBPP
Maria Isabel Barreto Martinez, CBPP
Mônica Luisa Santos, CBPP
Tatiana Eleutério D’Almeida e Pinho, CBPP

Ceará

Allan Lucio de Lima Junior, CBPP
Emerson Foschiani Rodrigues, CBPP
Marcelo Lopes Custódio, CBPP
Marcus Vinicius Nunes de Miranda, CBPP

Distrito Federal

Alessandra Ciuffo, CBPP
Benedito Germano Neponuceno, CBPP
Camila Flavya Ferreira Borges, CBPP
Carlos Augusto Silva Memória , CBPP
Charlimar Ferreira Santos Rabelo, CBPP
Daniel Coelho Mendes de Souza, CBPP
Francette Beatriz de Abreu Amorim, CBPP
Holder Vieira Calvão, CBPP
Jeann Karlo de Melo Vieira, CBPP
Marcos Domingues Rodrigues, CBPP
Mariana Campos da Silva, CBPP
Ulisses Benedito de Paula, CBPP
Ulisses Sampaio Soares, CBPP
Virginia Maia Miranda, CBPP

Espírito Santo

Marco Túlio Perdigão Mendes, CBPP
Ricardo Oliveira , CBPP

Goiás

Andrielle Queiroz, CBPP
Mariana Xavier Atti, CBPP
Nivaldo Pereira de Moraes Júnior, CBPP
Sergio Roberto L. Calura, CBPP

Mato Grosso

Claudio Silverio Willemann, CBPP
Christian de Souza Lira, CBPP

Estados

Delegados Regionais

Minas Gerais

Felipe Luan Franco, CBPP
Henrique de Abreu Demolinari, CBPP
Luciana Vilas Bôas Bicalho, CBPP
Rondinelli S. Carvalho, CBPP

Paraná

Caio Fernandez Cordeiro, CBPP
Leila de Fátima Duarte e Silva, CBPP
Maicon Putti, CBPP
Edna Waclawovsky, CBPP
Vinícius Nóbile de Almeida, CBPP

Pernambuco

Juliana Lemos, CBPP
Eduardo Oliveira, CBPP
Adriano Masiero, CBPP

Rio de Janeiro

Luiz Antonio Ramos Pereira, CBPP
Roberto Chiacchio, CBPP
Roberto Pinheiro da Rocha Paranhos, CBPP
Daniel Barros, CBPP
Elaine Machado, CBPP
Leandro Andrade, CBPP
Rafaela Rio, CBPP

Rio Grande do Sul

Anderson Pereira, CBPP
Bruno Bonfanti Rios, CBPP
Eduardo Carvalho de Souza Britto, CBPP
Kelly Sganderla, CBPP

Santa Catarina

Rogério Hining, CBPP

São Paulo

Alexandre Magno Vasquez Mello, CBPP
Diego Cardoso, CBPP
Glauber Rocha Romão, CBPP
Márcia Bevilaqua, CBPP
Mário Sérgio Lavorenti, CBPP
Nicolas Ferrari, CBPP
Rodrigo Cavalcante, CBPP
Sylvio Sobreira Vieira, CBPP

Sergipe

Andréa Santos Figueiredo, CBPP
Maria Cecília Cardoso, CBPP
Márcio Santos Oliveira, CBPP

Tocantins

Janaina de Assis Ribeiro, CBPP

 Inscreva-se nos Eventos organizados pelos Gestores e Delegados Regionais