Certificação

Certificação

 

Sobre a certificação

 

O que significa ser Certificado em BPM?

Certificação BPM significa que um indivíduo ter:

  • Alcançado uma experiência profissional adequada e/ou educação
  • Passou em um exame rigoroso de 130 perguntas
  • Concordou em respeitar um código de conduta profissional
  • Comprometido em manter uma credencial ativa através de reunião continuando requisitos de desenvolvimento profissional.

A Certificação BPM é única no nosso lugar de mercado ràpidamente em mudança. As certificações de BPM foram desenvolvidas por e para os praticantes BPM. Eles são os primeiros exames profissionais independentes e programas de certificação na área de BPM. As certificações de BPM foram concebidas para cumprir as normas de certificação internacional e são agora os padrões internacionalmente reconhecidos para profissionais BPM. As certificações de BPM serão inicialmente oferecidas pela ABPMP através de nossos capítulos e afiliadas em todo o mundo, representando o maior círculo eleitoral qualificado de praticantes BPM hoje.

Há três Certificações de BPM:

O gráfico abaixo demonstra uma maneira fácil de determinar qual certificação BPM pode candidatar com base na sua atuais habilidades, conhecimento e experiência.

As certificações de BPM

As certificações de BPM são baseadas em um conjunto de áreas de conhecimento, desde o BPM CBOK®, um conjunto de competências do Modelo de Competência BPM da ABPMPTM e experiência de trabalho.

Áreas de conhecimento BPM CBOK
Modelo de Competência BPM da ABPMP(R)

O Modelo de Competência BPM™ da ABPMP é um caminho de desenvolvimento que descreve as habilidades, competências e níveis de experiência para os indivíduos a seguir carreira na gestão de processos de negócios. O Modelo de Competência BPMTM da ABPMP fornece um caminho de desenvolvimento que delineia o BPM CBOK conteúdo com certificações de BPM da ABPMP.

Requisitos de nível do Modelo de Competência BPM™ e Certificação BPM
Instruções para Certificação

Como tornar-se Certificado de BPM (CBPA®, CBPP®)

Etapa 1: Revisão Pré-requisitos/Qualificações

Veja: CBPA Elegibilidade e Requisitos de Experiência

Veja: CBPP Elegibilidade  e Requisitos de Experiência

Há uma grande ênfase na experiência como um requisito. Você deverá descrever em um formato de narrativa que demonstra a sua experiência no contexto das áreas conhecimento do BPM CBOK®. Também será solicitado a descrever seus projetos de BPM, o que você fez nesses projetos em termos da situação e dos processos de negócios em foco e o que você fez para melhorar ou transformar os processos de negócios. Se você não puder atender a essa exigência de experiência, sugerimos que você espere para aplicar e investir o tempo necessário para adquirir a experiência necessária. Para aqueles que acreditam que atendem às qualificações de pré-requisito, você está convidado a se inscrever.

Etapa 2: Preparar

Exame de certificação o BPM é um exame muito rigoroso, estruturado de acordo com as áreas de conhecimento BPM encontradas na Guia de Gerenciamento de Processos de Negócio Corpo Comum de Conhecimento (BPM CBOK®) e testa o seu conhecimento multidisciplinar e a amplitude da experiência como praticante de BPM.

Etapa 3: Completar o pedido

ATENÇÃO:
A prova de Certificação CBPP é realizada pela ABPMP Brasil. Acompanhe a Agenda de Certificação CBPP.

Antes de enviar, certifique-se de que sua inscrição esteja completa. Certifique-se de descrever cada projeto e iniciativa de tal forma que as pessoas que avaliarão sua inscrição possa entender imediatamente os resultados, bem como o que você fez pessoalmente para melhorar ou transformar cada situação. Sua descrição deve relacionar sua experiência a cada um das funções do BPM em que voê atuou, bem como às áreas de conhecimento do BPM CBOK®. Páginas adicionais pode ser adicionado se necessários, mas não serão considerados documentos tais como currículos ou CVs. Uma taxa de inscrição não-reembolsável de $ USD 75,00 (CBPP®) $ USD 40,00 (CBPA®) deve ser submetida antes de enviar ou reenviar um aplicativo para fazer o exame.

  • ABPMP aceita Visa, Mastercard e PayPal.
  • Para pagar por cheque ou ordem de pagamento,, faça uma download de uma c´pia impressa e envie por mail com o seu pagamento.

Observação: sua inscrição não será processado até que o pagamento seja recebido.

Para preencher o requerimento, esteja preparado para fornecer as seguintes informações:

  • Certificação profissional atual: datas obtidas e data de validade.
  • Experiência educacional.
  • ExperiênciaProfissional em BPM: incluindo nome e endereço da empresa, cargo, datas de experiência, finção do BPM, nome e endereço de e-mail de referência para fins de verificação e descrição narrativa do esforço.
  • Leia o Código de Ética da ABPMP.
  • Pagamento: Visa, Mastercard ou PayPal.
Etapa 4: Revisão de Inscrição

Seu pedido será revisto pelo Comitê de Certificação ABPMP. A Comissão pode solicitar informações adicionais ou clarificação das respostas. Você será notificado da determinação no prazo de 30 dias úteis.

Etapa 5: Registre-se para o Exame

Depois que sua inscrição for aprovada, você receberá a URL para registrar e pagar para o exame.

Taxa de EXAME de CBPA® Taxa de Exame de CBPP®
Membros: US $ 400 Membros : US $ 500
Não-membros: US $ 550 Não-membros : US $ 650
Clique aqui para centros de teste Calendário de Exame CBPP ABPMP Brasil

O Candidato deve fazer o exame no prazo de 6 meses após o registro.

Os candidatos serão notificados sobre seus resultados imediatamente após a conclusão do exame. Após a conclusão e aprovação no exame com êxito, um diploma de Certificação de CBPA® ou CBPP® será enviado para seu endereço informado no aplicativo, dentro 30 dias úteis a partir de exame.

Etapa 6: Manter as suas credenciais.

A ABPMP internacional requer que você mantenha sua certificação atualizada participando de treinamento relacionados com BPM e/ou atividades e pagando uma taxa de inscrição não-reembolsável $75,00 (USD), ambos necessários para renovar a sua certificação.

Política de retomada para membros profissionais
  • Se você falhar no exame de certificação, pegadores de teste são elegíveis para um desconto de 50% quando eles retomar o exame dentro de 45 dias de sua data original do teste.
  • Você deve esperar pelo menos 30 dias antes de refazer o exame para permitir tempo suficiente para preparar.
  • Membros receberão um código voucher por e-mail e podem introduzir o código durante o processo de check-out ao comprar seu exame on-line.
  • Por favor, certifique-se de que seu perfil de membro tem o mais recente e-mail e número de telefone para que o escritório da ABPMP International pode contatá-lo se necessário.
  • Se você precisa o link e log em credenciais se ressentem, contate o escritório internacional da ABPMP no 850-474-0995.
Política de cancelamento

Devido aos aumentos de custo para nossos centros nacionais de testes e o número de cancelamentos, mudaram-se as políticas de retomada e cancelamento. A partir de 1 de junho de 2018, haverá uma taxa para o cancelamento de seu exame no prazo de 72 horas da data prevista para seu teste. As taxas de cancelamento são agora $105,00, que abrange os testes de centro de custos e taxas de administração. Se você marcar seu exame 72 horas antes da data do exame, não haverá nenhuma taxa.

Certificação CBPA®

Certified Business Process Associate (CBPA®)

A Association of Business Process Management Professionals International (ABPMP) tem o prazer de anunciar uma certificação de praticante de nível de Business Process Management (BPM) associado: o Certified Business Process Associate (CBPA®).

Esta certificação pode ser conquistada por também ter 1.250 horas de experiência prática documentada em um BPM relacionados com a área ou uma qualificação de licenciatura de 4 anos e passando por um abrangente teste.

Você pode substituir a qualificado de educação ou formação profissional BPM para até 625 horas  de crédito para a exigência de experiência de trabalho se você não tem um grau de Universitário a qualificação.

O exame é projetado especificamente para desafiar sua compreensão das várias disciplinas BPM e as técnicas que são usadas para melhorar as operações de negócios e permitir a transformação organizacional.

Este primeiro nível, Certified Business Process Associate (CBPA®) é para os indivíduos que podem ser bastante novos para a profissão de transformação de negócios. Ele é destinado a reconhecer os profissionais que têm uma base ampla de nível habilidades e compreensão, onde os indivíduos podem ter alguma experiência de trabalho no campo, mas não têm os completo quatro anos de experiência prática necessária para o segundo nível de Certified Business Process Professional (CBPP®)A este respeito, o CBPA® é a certificação básica de BPM.

Quem pode fazer o exame de CBPA®?

Certificado de The CBPA® está voltado para o novo praticante BPM. O alvo para esta certificação é o praticante que concluiu (ou está em vias de concluir) seu curso de graduação ou tem trabalhado em uma função relacionado a gestão de processos de negócios pelo menos um ano. O exame demonstra o entendimento do titular da credencial de conceitos de melhoria e transformação de processo de negócio através das disciplinas cobertas pelo BPM Common Body of Knowledge (BPM-CBOK®).

A Cerificação CBPA® permite que as pessoas que são mais novos na profissão demonstre sua compreensão dos conceitos, abordagens, técnicas e tecnologias que são necessárias para ter sucesso em BPM e os ajuda a se destacar entre seus pares.

A Certificação CBPA® é mais do que uma certificação acadêmica ou um certificado de estudo. Destina-se a verificar independentemente se que o indivíduo titular do certificado tem um sólido nível de competência básica na área de gestão de processos de negócios e pode ter realmente aplicado os conceitos na experiência de trabalho do dia a dia.

Registo

As inscrições estão abertas para qualquer praticante que tenha completado a 1.250 horas (um ano) de experiência prática em duas ou mais disciplinas BPM, conforme definido pelo BPM CBOK® ou tenha um diploma de faculdade ou universidade de quatro anos de qualificação.

A experiência de trabalho pode ser através de um programa de estágio, em projetos relacionados ao BPM ou como parte das responsabilidades de trabalho normal do indivíduo. Além disso, o requerente deve ter uma compreensão detalhada de como aplicar os conceitos e terminologia apresentados no BPM CBOK®. Os diplomas de faculdades ou universidades em BPM, Administração, Gestão, Finanças, Engenharia ou uma variedade de ciências relacionadas ao processo e à organização, também qualificam um candidato a fazer o exame.

Registar-se Online para o Exame do CBPA®​ Observação: o Exame para o Certified Business Process Associate (CBPA®) em língua portuguesa ainda não está disponível, pois se encontra em processo de tradução.

Taxa de inscrição

Uma taxa de inscrição não-reembolsável de USD $40,00 (ou €30,00) será cobrada no momento da inscrição para cobrir as taxas administrativas e os custos associados com a aplicação de auditoria.

Se aprovado, o candidato será notificado via e-mail para registrar-se para o exame de CBPA® on-line com Kryterion, nosso provedor de serviços global on-line teste. Uma vez registrado, você será solicitado a pagar uma taxa de exame de USD $400,00 ou 350 euros (aceita Visa, Mastercard e PayPal) e terá a oportunidade de agendar o exame em um horário e local conveniente para você. Um desconto de $ USD 75,00 está disponível para membros profissionais atuais da ABPMP International.

O exame pode ser agendado no Capítulo Brasil da ABPMP International, quando este for traduzido, e no momento pode ser nos centros de testes certificados da Kryterion.

Inscrição Online para CBPA® – Candidato com Graduação

Inscrição Online para CBPA® – Candidato sem Graduação

Manual do Exame CBPA®

 

Certificação CBPP®

Certified Business Process Professional (CBPP®)

A Association of Business Process Management Professionals International (ABPMP) tem o prazer de anunciar uma certificação de praticante de Business Process Management (BPM) nível associado: o Certified Business Process Professional (CBPP®).

Esta certificação pode ser obtida com uma experiência de pelo menos 4 anos em gestão de processos, melhoria de processos ou transformação de processo. Você deve ter experiência documentada, qualificações e referências.

Você pode substituir créditos de educação:

  • Licenciatura (Curso de Graduação), sem crédito adicional.
  • Pós-graduação, 6 meses de crédito.
  • Obter créditos para outras certificações profissionais, tais como: PMP, PGMP, CBA, CSA, by, CPIM, CBIP, CCP, onde você receberá crédito de 6 meses.

O exame é projetado especificamente para desafiar o seu conhecimento e capacidade de aplicar os conceitos e técnicas do BPM CBOK® utilizados para melhorar as operações de negócios e possibilitar a transformação organizacional.

Este segundo nível, Certified Business Process Professional (CBPP®), destina-se a indivíduos com  experiência e prática em BPM e é outro nível de proficiência que pode levar ao Certified Business Process Leadership (CBPL™).

Registro

Vaja os Requisitos de Qualificação e Experiência. Há uma grande ênfase na experiência como requisito. Você deverá descrever em um formato de narrativa que demonstra a sua experiência no contexto das áreas de conhecimento do BPM CBOK®. Também será solicitado descrever seus projetos de BPM, o que você fez sobre os projetos em termos de situação e dos processos de negócio em foco e o que fez para melhorar ou transformar os processos de negócios. Se você não puder atender a essa exigência de experiência, sugerimos que você espere para aplicar e investir o tempo necessária para adquirir a experiência. Para aqueles que acreditam que atendem às qualificações de pré-requisito, você está convidado a se inscrever.

Registar-se Online para o Exame CBPP​

Taxa de inscrição

Uma taxa de registro não-reembolsável de US $75,00 será cobrada no momento da inscrição para cobrir os custos administrativas e de auditoria associados à inscrição. Se aprovado, o candidato será notificado por e-mail para se registrar no Exame de CBPP® Online com Kryterion, nosso provedor de serviços global teste online. Depois de registrar, você será solicitado a pagar uma taxa de exame de $ USD 650,00 (Visa, Mastercard e PayPal aceite) e terá a oportunidade de agendar o exame em um horário e local convenientes para você pelo Calendário de Exames da ABPMP Brasil. Um desconto de $150,00 dólares está disponível para os atuais  membros profissionais da ABPMP International. O exame em português é ofertado pelo Capítulo da ABPMP Brasil. Veja nosso Calendário de Exames da ABPMP Brasil.

Inscrição Online para o Exame do CBPP

Manual de Exame CBPP®

Guia de estudos

Procedimentos para o Exame CBPP®

 

Encontrar membros da Abpmp

Certificação CBPL®

 

Certified Business Process Leadership (CBPLTM)

ABPMP está orgulhosa em anunciar o seu programa de Certified Business Process Leader (CBPL). Esta é a mais alta certificação profissional de nível mais alto que a ABPMP. Oferece. Ela representa a prova de uma competência de nível de domínio para aqueles que passar no exame e se tornam certificados como líderes de processos de negócio CBPL™.

O CBPL™ é único no mercado em constante mudança. Esta certificação BPM foi desenvolvida por reconhecidos profissionais de Nível Executivo de BPM para testar o nível de habilidade e competência em diversas áreas de transformação de negócios.

A certificação foi projetada para testar o domínio do praticante de todas as áreas de BPM e inclui perguntas sobre todas as fases do ciclo de vida de transformação de negócios, bem como questões relacionadas à execução da estratégia e o uso de tecnologias de BPM.

A CBPL™ foi projetado para atender aos padrões internacionais de certificação. Assim como as certificações  CBPA® de nível de analista de processos e as certificações  CBPP® de nível de arquiteto de processo, ela se torna rapidamente o padrão internacionalmente reconhecido para profissionais BPM.

Inicialmente, a certificação será oferecida pela ABPMP através de nossos capítulos e afiliados em todo o mundo, representando o maior contingente qualificado de profissionais de BPM atualmente.

A Certificação CBPL™ está atualmente em produção e em breve estará disponível.

Recertificação

 

Requisitos e Política de Recertificação
Certificado é válido por 3 anos

Para completar sua Recertificação CBPA, você deve concluir todos os procedimentos a seguir:

  • Manter uma filiação profissional ABPMP.
  • Completar o registro de 30 horas de atividades de educação profissional continuada.
  • Pagar a taxa de recertificação não reembolsável.
  • Atualizar seu endereço de correspondência: endereço, cidade, estado, código postal e país.

Ou você pode optar pelo Reexame do CBPA no lugar de apresentação de atividades de CPE.

 Para completar sua Recertificação CBPP, você deve concluir todos os procedimentos a seguir

  • Manter uma afiliação profissional ABPMP.
  • Completar o registro de 60 horas de atividades de educação profissional continuada.
  • Pagar a taxa de recertificação não reembolsável.
  • Atualizar seu endereço de correspondência: endereço, cidade, estado, código postal e país.

Ou você pode optar pelo Reexame CBPP no lugar de apresentação de atividades de CPE.

 Algumas exemplos de atividades CPE:

  • Cursos, treinamentos, seminários.
  • Eventos de associação profissional.
  • Escrever publicações, palestrar, ministrar aulas.

Não mais do que 30 créditos CPE podem ser creditados de qualquer categoria de atividade em cada período de três anos.

A taxa não-reembolsável para recertificação é $75,00 (USD).

 

Digite seus Créditos Pagar Recertificação

 

Todos os detentores de Certificação BPM devem completar 60 créditos para o desenvolvimento profissional por meio de Educação Profissional Contínua (CPE) ou o equivalente (veja abaixo) a cada três anos para manter a moeda e a validade de sua certificação.

O não preenchimento da exigência de Educação Profissional Continuada em qualquer período de recertificação resultará na suspensão da certificação até que um novo exame seja concluído com sucesso. Se um novo exame não estiver concluído dentro de um ano, a certificação será revogada.

Após inserir com êxito seus créditos de CPE e pagar a taxa de recertificação não reembolsável, seu diploma de Certificação CBPP® atualizado será enviada para o endereço do seu perfil de usuário dentro de 30 dias úteis após a aprovação.

Período de Recertificação

O período de recertificação começa na data de sua certificação emitida. Os créditos CPE para recertificação devem ser reportados antes do final do período de três anos. Haverá um período de carência de 120 dias após o último dia do período de recertificação, no qual os  créditos de recertificação do relatório ainda serão aceitos, desde que o crédito tenha sido obtido durante o período de recertificação.

Desenvolvimento profissional

Os créditos de recertificação são concedidos para vários tipos de atividades de desenvolvimento profissional. O cumprimento satisfatório destas diretrizes permite o uso continuado da designação CBPP®.

As atividades alinhadas às áreas de conhecimento no BPM CBOK® da ABPMP e assuntos relacionados, geralmente se qualificam.

Alguns exemplos de programas qualificados são treinamento interno, conferências profissionais, cursos de faculdades e universidades, ou treinamento fornecido por um Provedor de Treinamento Registrado na ABPMP. Muitas outras atividades, como a participação em programas da ABPMP, apresentações em conferências, redação de artigos e treinamento em desenvolvimento, também se qualificam.

Os seguintes programas que contribuem para a competência profissional do membro são exemplos dos tipos de atividades que são aplicáveis para a recertificação.

Não mais de 30 créditos CPE podem ser creditados de qualquer categoria de atividade em cada período de três anos.

Atualização do Certificado CBPP ABPMP Brasil

Para atualizar a data de expiração do Certificado no site da ABPMP Brasil, faz necessário:

  • Envie o certificado renovado emitido pela ABPMP Internacional.
  • Envio do comprovante de pagamento da Taxa de renovação.
  • Comprovante de Associação nível Professional, pagos no site da ABPMP Internacional para educação@abpmp-br.org, com o assunto “RECERTIFICAÇÃO [NUMERO CERTIFICADO]” (Ex: RECERTIFICAÇÃO 2009BR00998).
Para determinar o equivalente CPE créditos use o seguinte:

Programas de associações que concedem CEUs (Unidades de Educação Continuada): número de CEUs = créditos CPE. Para programas que não indicar o número de horas de uso: 1 CPE para cada hora de contato (para não incluir tempo para pausas, almoço etc.)

Relatório

Os membros relatam conformidade enviando suas atividades de desenvolvimento profissional online em www.abpmp.org e pagando a taxa de recertificação. Os créditos que excedam os 60 necessários podem ser creditados no período seguinte somente se tiverem sido obtidos nos últimos 6 meses do atual período de recertificação.

Documentação e Retenção de Registros

Todas as submissões estão sujeitas a revisão, auditoria e aprovação pela ABPMP International. Os titulares de certificados têm a responsabilidade de manter a documentação de conformidade com os requisitos de CPE por um período de três anos, no caso de serem auditados. Para cada programa, o seguinte deve ser mantido:

Todos os envios estão sujeitos a revisão, auditoria e aprovação pela ABPMP International. Os proprietários de certificado a responsabilidade para a manutenção de documentação de conformidade com requisitos de CPE, por um período de três anos no caso eles são auditados. Para cada programa a seguir deve ser mantida:

Patrocinador/Fornecedor
  • Título e descrição do conteúdo.
  • Data(s).
  • Localização.
  • Cópias de artigos publicados devem ser mantidas.
  • A documentação das atividades submetidas deve incluir um certificado, relatório de notas, transcrição ou outro material recebido do patrocinador da atividade.
  • A documentação para a autoria de um livro é o ISBN, o número da Biblioteca do Congresso ou a cópia da página de título e do índice.
  • As organizações patrocinadoras podem enviar provas educacionais de conclusão em nome dos detentores de certificação.
Participação na ABPMP internacional
  • Comissões da ABPMP (1 crédito CPE para cada hora em reuniões das comissões)
  • Liderança da ABPMP (10 créditos por servir como membro do Comitê, oficial de capítulo ou diretor da ABPMP).
  • Contribuições para o desenvolvimento do BPM CBOK® (1 crédito CPE para cada hora de participação).
  • Apresentação de perguntas para o banco de Exame CBPP (1 crédito CPE para cada 1 questão aceitado).
Educação/Treinamento
  • Reuniões Educacionais da ABPMP (1 crédito CPE para cada hora de participação em uma reunião ou evento da ABPMP).
  • Participar de cursos universitários / acadêmicos (20 créditos CPE por turma).
  • Levando aulas de treinamento para Provedor de Treinamento Credenciado (PTC) (1 crédito de CPE por hora de aula).
  • Treinamento interno (1 crédito de CPE por hora de aula, deve submeter a documentação para aprovação).
  • Autoestudo (1 crédito CPE por hora de estudo, deve apresentar documentação para aprovação).
Ensino /Formação
  • Ensino em programas universitário / cursos universitários (20 créditos CPE por aula única ensinada).
  • Ensino em cursos abertos (1 crédito CPE por hora de contato por curso único, PTC ou treinamento interno).
  • Desenvolver material e treinamento para Provedor de Treinamento Credenciado (PTC) ou universidades (10 créditos de CPE por título de curso).
  • Desenvolver treinamento interno (1 crédito de CPE por hora de treinamento).
Escrita
  • Livros de BPM (30 créditos CPE por título).
  • Artigos/Blogs relacionados de BPM (5 créditos CPE por publicação).
  • Estudos de caso/análises/White Papers relacionados a BPM (5 créditos CPE por publicação).
Outras Atividades Profissionais
  • Apresentações públicas relacionadas a BPM: sessão de conferência, estudos de caso, etc. (5 créditos de CPE por título)
  • Ganhar outra certificação profissional (30 CPE para ganhar um profissional relacionado.
  • Designação como PMP, CBAP, CBA, CSA, CDMP, CBIP, CCP – não inclui certificados de programas de treinamento).
  • Resposta às perguntas de BPM postadas na página de Discussão de Grupo da ABPMP no LinkedIn (1 crédito de CPE para cada 2 perguntas respondidas).
  • Praticar no espaço BPM (5 créditos CPE por ano – máximo de 15 CPEs para cada período de renovação de 3 anos).
Recertificação com distinção na ABPMP Brasil

No Brasil, em reconhecimento aos CBPP com atuação destacada é oferecida uma distinção na Recertificação. Para fazer jus à distinção, o CBPP deve cumprir todos os passos do processo de Recertificação junto a ABPMP International.

Distinções são outorgadas na ABPMP Brasil mediante a cor dos selos afixados no certificado:

  • Golden seal (selo dourado): Certificação inicial (entry level);
  • Blue Seal (selo azul): Recertificação com distinção de 2o nível (permanência mínima de 2 ½ anos como CBPP selo dourado). Deve apresentar um case de BPM que envolva, pelo menos, três áreas conhecimento.
  • Red Seal (selo vermelho): Recertificação com distinção de 3o nível (permanência mínima de 2 ½ anos como CBPP selo azul). Deve apresentar um case de BPM que envolva, pelo menos, cinco áreas conhecimento, que inclua, obrigatoriamente, as áreas de conhecimento Gerenciamento de Desempenho de Processos ou Organização de Gerenciamento de Processos, respectivamente os Capítulos 8 ou 9 do CBOK.
  • Black Seal (selo preto): Recertificação com distinção de 4o nível (permanência mínima de 2 ½ anos como CBPP selo vermelho). Deve apresentar um case de BPM que envolva oito ou mais áreas conhecimento, que inclua, obrigatoriamente, as áreas de conhecimento Organização de Gerenciamento de Processos, respectivamente os Capítulos 8 ou 9 do CBOK.
Inscrição para recertificação com distinção

É pré-requisito para Recertificação com Distinção ter passado por todo processo de Recertificação CBPP na ABPMP Internacional com sucesso. Os créditos de recertificação devem ser reportados no perfil profissional do LinkedIn (em conformidade com os créditos submetidos no formulário da ABPMP International) antes da data marcada para apresentação dos casos. O formulário de créditos e o comprovante de pagamento da taxa de recertificação junto a ABPMP International será exigido na inscrição da Recertificação CBPP com Distinção.

Critérios da recertificação com distinção

Os critérios de avaliação do(s) case(s) apresentado(s) consistem na análise pelos membros da comissão de avaliação de:

  • Participação efetiva do profissional no projeto de implementação;
  • Domínio das áreas de conhecimento apresentadas no(s) case(s);
  • Resultados alcançados pelo projeto;
  • Dados de contato de pessoas que possam comprovar a participação do profissional nos referidos projetos

Caso os membros da comissão avaliem que os critérios acima não foram atingidos, poderão requisitar nova apresentação. Constatando-se novamente o não atendimento dos critérios, a recertificação com distinção de selos será indeferida e o profissional terá direito ao reembolso de 70% (setenta por cento) do valor pago para a recertificação com distinção (parcela nacional).

Como funciona o processo de recertificação com distinção (selos)?

Para ter sua recertificação reconhecida com os Selos (Blue, Red ou Black Seal) o profissional, deve primeiramente cumprir os procedimentos de recertificação no site da ABPMP International, apresentando seus créditos e realizando o pagamento da taxa de recertificação. Lembrando que após realizar esse procedimento, o profissional estará recertificado no mesmo nível de distinção anterior.

O segundo passo, para o profissional obter o selo de recertificação com a distinção imediatamente superior, o mesmo deverá se inscrever em um evento de Recertificação no site da ABPMP Brasil. No evento de recertificação, o profissional ira realizar uma apresentação de um ou mais casos onde o mesmo tenha atuado ativamente na implementação do projeto e que tenha aplicado as técnicas das áreas de conhecimento conforme regras e quantidades referenciadas como pré-requisito para cada um dos níveis de distinção (conforme descrito acima em critérios para distinção).

O profissional também deverá apresentar os créditos informados à ABPMP International e como obteve a experiencia referente a cada um dos apontamentos que geraram os créditos.
Esses cases de implementação deverão ser apresentados pelo profissional (no evento de recertificação) para uma comissão de avaliação, formada por um Proctor credenciado pela ABPMP International e um membro da Gestão Regional (Gestor ou Delegado) onde o profissional atua.

O profissional terá um prazo de 20 (vinte) minutos para sua apresentação.

A apresentação contendo os cases, a planilha contendo o apontamento dos créditos e o documento de recertificação vigente emitido pela ABPMP International deverão ser enviadas em formato digital PDF para educacao@abpmp-br.org com o assunto “RECERTIFICAÇÃO [NUMERO CERTIFICADO]” (Ex: RECERTIFICAÇÃO 2009BR00998).

O certificado de Recertificação com a distinção Brasileira será emitido no formato digital, com autenticação eletrônica e enviado para o profissional em até 30 (trinta) dias após a data de participação no evento CBPP Recertification. Esse certificado é complementar ao certificado emitido pela ABPMP International após completar o processo de recertificação. O certificado de Recertificação CBPP emitido pela ABPMP International é enviado pelo correio ao profissional diretamente pela ABPMP International.

O certificado de Recertificação com a distinção Brasileira é válido somente com a apresentação do certificado vigente emitido pela ABPMP International.

Como posso me inscrever para a Recertificação CBPP com distinção?

Os profissionais que desejam destacar-se através da distinção especial brasileira (Blue Seal, Red Seal, Black Seal, devem ter concluído seu processo de Recertificação na ABPMP Internacional e, tendo a data de expiração atualizada, inscrever-se no evento de Recertificação CBPP com Distinção, na página principal.

Esse procedimento somente será valido para profissionais CBPP certificados pela ABPMP Brasil e relacionados no portal da ABPMP Brasil (Certificação > Profissionais Certificados).

Os profissionais certificados em outros capítulos da ABPMP (fora do Brasil) que desejarem possuir seus nomes da relação de Profissionais Certificados da ABPMP Brasil, deverão participar do evento BPM Boot Camp

Inscreva-se para Recertificação CBPP com Distinção