Profissão de BPM

Padrões ABPMP para Business Process Management (BPM)

Provavelmente, há muitas pessoas envolvidas na gestão de processos de negócios que se consideram “pessoas de TI” e há outras que se consideram “pessoas de negócios”, enquanto há pessoas que cruzam ambas as disciplinas. A ABPMP International considera o Business Process Management (BPM) uma disciplina gerencial e um conjunto de tecnologias que dão suporte ao gestão por processo. Infelizmente, esse parece ser o único consenso da indústria sobre a definição de BPM, já que certamente não há escassez de opinião sobre “O QUE ” BPM é e “COMO ” fazer BPM. De acordo com a ABPMP Internacional o Guia para a Gerenciamento de Processos de Negocio Corpo Comum de Conhecimento (BPM CBOK) ®, o “Business Process Management (BPM) é uma abordagem disciplinada para identificar, projetar, executar, documentar, medir, monitorar e controlar processos de negócios automatizados e não automatizados para atingir resultados consistentes e direcionados, alinhados com os objetivos estratégicos de uma organização. BPM envolve a definição de melhoria, inovação e gerenciamento de processos, deliberada de forma colaborativa cada vez mais auxiliada por tecnologias, que impulsionam os resultados de negócios, criam valor e permitem que uma organização atinja seus objetivos de negócios com maior agilidade. BPM permite que as organizações possam alinhar seus processos de negócios à sua estratégia de negócios, levando a um desempenho geral efetivo da organização, por meio de melhorias de atividades de trabalho específicas, seja dentro de um departamento específico, em toda a empresa ou entre organizações.” Dentro da ABPMP International, nossos membros mostram uma diversidade de títulos que refletem essas abordagens divergentes para o gerenciamento de processos. Temos mais de 150 diferentes títulos representados em nosso banco de dados, embora existam aglomerados em torno de alguns dos títulos como Gerente, Diretor, Vice-presidente (VP), Analista, Consultor, Arquiteto, geralmente precedidos ou seguidos por Processo, BPM, Melhoria de Processos, Inovação de Processos etc. Há uma necessidade no mercado de definir o padrão para o Business Process Management e o perfil do profissional do processos de negócios. Gestão de Processos de Negócios é uma disciplina ampla que exige compreender habilidades e competências necessárias que se deve desenvolver, a fim de desenvolver as habilidades adequadas e eficácia dentro da profissão.

Filie-se à ABPMP

O Modelo de Competências BPM da ABPMP é um caminho de desenvolvimento que descreve as habilidades, competências e níveis de experiência para indivíduos que seguem a Carreira em Gestão de Processos de Negócios.

Certamente não há escassez de fornecedores com treinamento em BPM, mas nenhum definiu totalmente o espectro completo do conhecimento do Business Process Management. Para os profissionais de BPM serem uma força no mercado, é fundamental estabelecer as áreas de conhecimento essenciais para os profissionais de BPM, da mesma forma que o Project Management Institute fez há 15 anos para profissionais de gerenciamento de projetos e a APICS agora (Association for Operations Management) para profissionais de operações. Ficou claro que havia uma necessidade semelhante de desenvolver alguns padrões básicos, qualificações mínimas e algum caminho razoável para se tornar um profissional em BPM.

É por isso que ABPMP Internacional decidiu apostar no terrenos e desenvolveu o Guia  Para o Gerenciamento de Processos de Negócio Corpo Comum de Conhecimento (BPM CBOK®), o Certified Business Associate (CBPA®) , o  Certified Business Process Profissional (CBPP ®), e em desenvolvimento o Certified Business Leader (CBPL™). O BPM CBOK® é o conjunto básico de padrões da ABPMP International para o “O QUE” do BPM, em vez do “COMO” do BPM. O “O QUE” e “COMO” do BPM continuarão a evoluir, assim como o conteúdo (O QUE) e o treinamento (COMO) para isso. O CBPP® da ABPMP International é uma certificação que foi desenvolvida por e para praticantes de BPM. É o primeiro programa independente de exames e certificação profissional na área de BPM. O CBPP® foi projetado para atender aos padrões internacionais de certificação com o objetivo de se tornar o padrão internacionalmente reconhecido para profissionais de BPM. Junte-se a nós no desenvolvimento da disciplina e na evolução da profissão de BPM. Junte-se à ABPMP Brasil hoje! IVAN DE VARGAS LOPES Presidente, ABPMP Brasil