Certificação CBPP

O que é CBPP?

CBPP® (Certified Business Process Professional) é uma certificação profissional registrada da ABPMP International que atesta conhecimento, experiência e prática em Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM – Business Process Management). Baseia-se em um programa de certificação padronizado mundialmente que reconhece que um profissional atendeu pré-requisitos de experiência em gerenciamento de processos e possui conhecimento e habilidade para articular princípios e práticas definidos no Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio Corpo Comum de Conhecimento da ABPMP: o BPM CBOK. A certificação CBPP é uma conquista pessoal, não é uma organização ou unidade de negócio que é certificada.

Quais competências deverão ser demonstradas com a certificação profissional CBPP?

Com a certificação CBPP, o profissional passa a demonstrar formalmente sua prática, experiência e conhecimento em nove áreas de conhecimento do BPM CBOK:

  • Gerenciamento de processos de negócio
  • Modelagem de processos
  • Análise de processos
  • Desenho de processos
  • Gerenciamento de desempenho de processos
  • Transformação de processos
  • Organização de gerenciamento de processos
  • Gerenciamento corporativo de processos
  • Tecnologias de BPM

Quais são as vantagens na obtenção da certificação CBPP?

Ao completar o programa de certificação CBPP, o profissional adquire uma distinção internacional única e de alto nível. A certificação é outorgada mediante padrões com base em requisitos e normas nos países onde o exame CBPP é conduzido. Em termos práticos, significa que um profissional certificado no Brasil é reconhecido internacionalmente. Não somente é um benefício para alavancagem de carreira profissional, mas, igualmente, um benefício para contratantes e interessados relevantes que podem verificar as qualificações técnicas e profissionais do profissional contratado. Auxilia no progresso da própria área de gerenciamento de processos de negócio ao estabelecer uma base comum, entendimento e vocabulário profissional independentemente do país ou segmento de negócio onde o profissional atua.

A quem se destina a certificação CBPP?

A profissionais que trabalham com gerenciamento de processos de negócio como sua ocupação principal e/ou possuam longa experiência na área de processos, e que desejam comprovar sua expertise e conhecimento através de exame de certificação internacionalmente reconhecido.

Como a certificação CBPP pode ser obtida?

O exame foi criado com calibrações e análise psicométrica para assegurar que um profissional certificado CBPP é capaz de demonstrar conhecimento e experiência, e não que simplesmente leu um livro.

Como é o processo de certificação CBPP?

O processo de aplicação para o exame CBPP possui as seguintes atividades conforme demonstrado no diagrama abaixo.

Como funciona o processo de Elegibilidade para o BPM Bootcamp & CBPP Exam?

Para que o candidato possa estar habilitado para participar do BPM Bootcamp e prestar o Exame CBPP, ele deve cumprir alguns procedimentos para comprovação dos pré-requisitos mínimos para se qualificar como um candidato à certificação CBPP. Esse procedimento é denominado “Elegibilidade para o BPM Bootcamp & CBPP Exam“.
Basicamente esse processo consiste na submissão, pelo candidato, do seu currículo escrito no LinkedIn, onde estão detalhadas as suas experiências nas disciplinas da área de conhecimento de BPM e o tempo de trabalho minimo exigido para a certificação. O currículo é avaliado por um Proctor credenciado pela ABPMP Internacional que emitirá uma declaração por e-mail ao candidato dando-o elegibilidade para a participação em um BPM Bootcamp e exame CBPP. Para maiores informações sobre o Processo de Aplicação do BPM Bootcamp & BPP Exam, clique aqui.

Qual experiência profissional é requerida?

É requerida a seguinte experiência do candidato à certificação CBPP:

  • 4 anos de experiência profissional em gerenciamento, controle, transformação, melhoria, análise, desenho, modelagem e/ou automação de processos (independentemente do cargo assumido)
  • Experiência e qualificações documentadas no LinkedIn

Formação acadêmica ou profissional

  • Não graduados, sem créditos adicionais
  • Graduados e outras certificações profissionais cumprem 6 meses de crédito, portanto a experiência a ser demonstrada reduz para 3 ½ anos

Se o candidato possuir conhecimento teórico em gerenciamento de processos de negócio, mas tiver pouca ou nenhuma experiência prática, pode se tornar um CBPP?

Se não possuir a experiência prática exigida, então não é elegível ao exame. CBPP não é uma certificação onde somente é necessário comprovar conhecimento teórico através de um teste de múltipla escolha. Um profissional certificado CBPP deve possuir experiência prática e conhecimento técnico atualizado. O caminho natural para a certificação é começar a atuar na área de processos e adquirir habilidade para articular princípios e práticas definidos no BPM CBOK.

Como o candidato comprova a experiencia profissional minima para se qualificar para o exame CBPP?

A comprovação da experiencia é realizada através do currículo profissional no LinkedIn. O Candidato deverá informar as empresas, projetos, funções, período de tempo e descrever as atividades que desempenhou nas disciplinas das áreas de conhecimento do Gerenciamento de Processos de Negócio, conforme BPM CBOK. É importante que seu currículo esteja destacando sua experiencia em BPM pois o mesmo será vinculado ao registro do seu certificado, caso você venha a se tornar um profissional certificado CBPP.

Existe um processo de Auditoria para a aplicação do exame?

Sim. Todas as aplicações do Exame CBPP estão sujeitas a uma auditoria, embora apenas uma porcentagem das aplicações pode ser selecionada para auditoria. A seleção de uma aplicação para auditoria pode acontecer nas seguintes situações:
• Aleatoriamente;
• Por revisão das informações de elegibilidade do candidato pelo aprovador da ABPMP;
• Por denúncia;
• Por suspeita de fraude.

O processo de auditoria pode acontecer em qualquer etapa do processo de aplicação do Exame CBPP, desde a avaliação para elegibilidade até após a emissão do certificado CBPP. Esse processo é validado e aprovado pela ABPMP Internacional, o que significa que tem validade em todos os países onde existam capítulos da ABPMP. Maiores informações sobre o processo de auditoria, clique aqui.

Como devo proceder se fui selecionado para o processo de Auditoria?

Se sua aplicação for selecionada para uma auditoria, você será notificado por e-mail antes da etapa seguinte do processo de aplicação do Exame CBPP. A notificação de auditoria eletrônica fornece informações detalhadas sobre como cumprir os termos da Auditoria. Maiores informações sobre o processo de auditoria, clique aqui.

Qual é nota mínima de aprovação e quantos candidatos normalmente passam no exame?

Para obter aprovação o candidato deve acertar no mínimo 70% das questões. O exame tem 135 questões e 3 horas de duração. O candidato deve realmente estar preparado, pois o exame não é fácil. Há casos de candidatos reprovados em quatro tentativas.

A certificação é válida para toda a vida?

Não. A validade da certificação CBPP é de 03 (três) anos. Recertificações periódicas asseguram que o profissional mantenha-se na prática de gerenciamento de processos de negócio e atualizado com os avanços da área. Não é necessário submeter-se novamente ao exame se o profissional comprovar treinamentos adquiridos que totalizem, no mínimo, 60 horas em áreas relevantes de BPM dentro dos três anos de validade da certificação. Haverá o pagamento de uma taxa de recertificação.

Como tomarei conhecimento se passei ou não no exame?

Ao final do exame no próprio local.

Como se preparar para o exame?

O exame CBPP foi concebido com base no BPM CBOK. A preparação para o exame inclui estudo do BPM CBOK, participação em sessões de treinamento e eventos e, principalmente, aplicação prática dos conceitos no dia a dia da profissão.

O que acontece se o candidato não passar no exame?

O candidato poderá refazer o exame se inscrevendo para novas tentativas sem a necessidade de refazer o BPM Boot Camp. Deverá pagar novamente a taxa do exame. Não há limite para novas tentativas, mas ser reprovado várias vezes é indicador que a pessoa não tem vocação para a área de processos.

Como posso me inscrever para o próximo exame?

Acompanhe na agenda as próximas datas e siga as instruções.

O que acontece com meu certificado se eu não pagar a taxa de filiação junto a ABPMP nivel Professional?

Todo profissional certificado CBPP obrigatoriamente deve ser um membro da ABPMP no nível Professional. O Não pagamento da taxa anual junto à Associação, implicará na suspensão e posterior cancelamento do certificado CBPP. Os profissionais que tiverem seus certificados cancelados, deverão participar novamente de outro Bootcamp e realizar novamente o CBPP Exam. A inadimplência do pagamento da taxa pelo período de 1 a 6 meses, implicará automaticamente na suspensão do certificado, após 6 meses o certificado é automaticamente cancelado.

Se eu não quiser obter a distinção “CBPP Blue Seal”, como posso renovar minha certificação?

Para os profissionais que não desejarem a mudança de nível para a distinção “CBPP Blue Seal” e optarem pela simples renovação do certificado CBPP,  basta acessar o site da ABPMP Internacional, menu  “Certification > CBPP RecertiicationPolicy” , fazer download do documento contendo os Requisitos para a Recertificação  e seguir as instruções  (comprovação dos créditos e pagamento da taxa).  Para atualizar a data de expiração do seu certificado no site da ABPMP Brasil, envie o certificado renovado ou o comprovante de pagamento de Parcela Internacional, pago no site da ABPMP Internacional,  para: bootcamp@abpmp-br.org  com o assunto “RECERTIFICAÇÃO [NUMERO CERTIFICADO]” (ex: RECERTIFICAÇÃO 2009BR00998).

Eu obtive a minha certificação em outro capitulo da ABPMP fora do Brasil, como faço para ter meu nome listado no portal da ABPMP Brasil?

Os profissionais certificados em outros capítulos da ABPMP (fora do Brasil) que desejarem possuir seus nomes da relação de Profissionais Certificados da ABPMP Brasil, deverão se inscreverem e participarem de um BPM Bootcamp. (não será necessário fazer novamente o CBPP Exam).